1. Processo nº: 3258/2020
2. Classe/Assunto:
4.PRESTAÇÃO DE CONTAS
12.PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ORDENADOR - 20193. Responsável(eis): RHAYSON CARDOSO PROENCIA - CPF: 02139742150 4. Origem: CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS 5. Distribuição: 3ª RELATORIA
6. ANÁLISE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 48/2021
RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS
CONTAS DE ORDENADOR DO EXERCÍCIO DE 2019
Conselheiro Relator: JOSÉ WAGNER PRAXEDES
Processo nº: 3258/2020
Gestor Responsável: RHAYSON CARDOSO PROENCIA
PALMAS - TO, Abril/2021
ÍNDICE
1.2. ROL DE RESPONSÁVEIS (IN 09/2012)
1.3. RESPONSÁVEIS PELO ENVIO (ACORDÃO 838/2014)
2. OBJETIVO, FONTES DE CRITÉRIO E ACOMPANHAMENTO DE PRAZOS
2.2. REMESSA DAS INFORMAÇÕES AO SICAP/CONTÁBIL
3.3. DESPESAS POR CATEGORIA ECONÔMICA E NATUREZA DA DESPESA
4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
4.1.2. Despesas de Exercícios Anteriores - DEA
4.1.3. Contribuição Patronal Sobre a Folha de Pagamento
4.3.1.2.1. Créditos por Danos ao Patrimônio
4.3.1.3.1. Ativo Imobilizado e Intangível
4.3.2.2. Passivo Não Circulante
4.3..2.2.2. Falta de Transparência nas Obrigações com Precatórios e Requisição de Pequeno Valor
4.3.2.3. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes
4.3.2.4. Quadro das Contas de Compensação
4.3.2.5. Quadro do Superávit/Déficit Financeiro por Fonte
4 4. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
5.2. DESPESAS COM PESSOAL X RECEITA CORRENTE LÍQUIDA
6. LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS
6.1. TOTAL DAS DESPESAS DO PODER LEGISLATIVO
6.2. TOTAL DOS GASTOS COM A FOLHA DE PAGAMENTO
6.3. FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES
6.4. TOTAL DA DESPESA COM REMUNERAÇÃO DOS VEREADORES
6.5. LIMITE DE REPASSE AO PODER LEGISLATIVO
RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº.
NÚMERO DO PROCESSO 3258/2020
Entidade: Câmara Municipal de Taipas do Tocantins
Endereço: Paulo de Lima Sousa - Centro 77.308-000
CNPJ: 07.590.570/0001-28
Fone/Fax: Comercial (63) 33821118 Celular (77) 99900910 Residencial () Residencial (63) 33821118
1.2. ROL DE RESPONSÁVEIS (IN 09/2012)
Presidente da Câmara: Rhayson Cardoso Proencia
Endereço: Av Paulo Lima de Souza(qd 06 Lt01 Part b) - Zona Urbana 77.308-000
CPF: 021.397.421-50
Identidade: 778314 - SSP TO
Fone/Fax: Celular (63) 92843352
Período de Vigência: 01/01/2019 a 31/12/2020
Controle Interno: Juliana Martins da Silva
Endereço: Rua do Cocal, Qd. 08 - Centro 77.308-000
CPF: 043.203.661-07
Identidade: 1129515 - SSPTO
Fone/Fax: Residencial (0) 00000000 Comercial (63) 3382-1118
Período de Vigência: A partir de 01/02/2019
Controle Interno: Dailyane Conceicao Lima
Endereço: Paulo Lima de Souza - Centro 77.308-000
CPF: 035.695.921-03
Identidade: 1057511 - SSP TO
Fone/Fax: Residencial (0) 00000000 Comercial (63) 33821118 Celular (63) 92793989
Período de Vigência: 26/01/2015 a 31/01/2019
Contador: Cleydson Costa Coimbra
Endereço: Qd 203 Norte - Plano Diretor Norte 77.006-894
CPF: 709.837.801-10
Identidade: 282245 - SSP-TO
Fone/Fax: Residencial (63) 00000000 Comercial (63) 32253403 Celular (63) 84029817 Celular (63) 84681592
Período de Vigência: 31/08/2019 a 06/01/2021
Contador: Divino Almeida Silva
Endereço: Qd 210 Sul Amaleda 01 - Centro 77.020-600
CPF: 358.051.611-68
Identidade: 2454983 - SSP
Fone/Fax: Residencial (63) 00000000 Comercial (63) 32253403 Celular (63) 84985367
Período de Vigência: 01/01/2019 a 30/08/2019
1.3. RESPONSÁVEIS PELO ENVIO (ACORDÃO 838/2014)
Presidente da Câmara: Rhayson Cardoso Proencia
Endereço: Av Paulo Lima de Souza(qd 06 Lt01 Part b) - Zona Urbana 77.308-000
CPF: 021.397.421-50
Identidade: 778314 - SSP TO
Fone/Fax: Celular (63) 92843352
Controle Interno: Juliana Martins da Silva
Endereço: Rua do Cocal, Qd. 08 - Centro 77.308-000
CPF: 043.203.661-07
Identidade: 1129515 - SSPTO
Fone/Fax: Residencial (0) 00000000 Comercial (63) 3382-1118
Contador: Cleydson Costa Coimbra
Endereço: Qd 203 Norte - Plano Diretor Norte 77.006-894
CPF: 709.837.801-10
Identidade: 282245 - SSP-TO
Fone/Fax: Residencial (63) 00000000 Comercial (63) 32253403 Celular (63) 84029817 Celular (63) 84681592
2. OBJETIVO, FONTES DE CRITÉRIO E ACOMPANHAMENTO DE PRAZOS
a) Em cumprimento a determinação constitucional e atendendo as disposições constantes no Regimento Interno, Lei Orgânica e Instrução Normativa n° 07/2013, do TCE/TO, procedemos à análise da presente prestação de contas, com o objetivo de subsidiar o Julgamento por este Tribunal. As fontes de critério utilizadas foram as seguintes: Constituições Federal e Estadual; Lei Federal nº 4.320/1964, Normas Brasileiras de Contabilidade, Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, Plano Plurianual - PPA nº 212/2018, Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO nº 211/2018, Lei Orçamentária Anual - LOA n°. 213/2018, Lei Complementar nº 101/2000 e demais Normas do TCE/TO.
a) A presente prestação de contas foi assinada digitalmente pelos responsáveis acima identificados e gerada com base nos dados contábeis da 7ª remessa de dados do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública - SICAP, módulo SICAP/CONTÁBIL, que ingressou neste Tribunal em 27/02/2020, portanto, no prazo previsto na Instrução Normativa nº 007, de 27 de novembro de 2013, estando formalizada com todos os documentos/demonstrativos exigidos na referida Instrução Normativa.
b) Verifica-se que o Gestor apresentou a Declaração de Veracidade de Informações, cumprindo o que determinam as Normas do TCE-TO.
2.2. REMESSA DAS INFORMAÇÕES AO SICAP/CONTÁBIL
a) Em cumprimento à Instrução Normativa TCE/TO nº 11, de 05 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a remessa de dados contábeis enviada intempestivamente pelos Municípios e sua Administração Indireta, por meio eletrônico com a assinatura digital e considerando as prorrogações de prazos para o envio das remessas, ocorridas no exercício, o ente em análise encaminhou através do SICAP/CONTÁBIL, os dados contábeis que estão disponíveis no respectivo sistema.
b) As remessas do Poder Executivo e Legislativo foram entregues nos prazos estabelecidos no art. 3º da Instrução Normativa TCE/TO nº 11, de 05 de dezembro de 2012.
a) Compreende-se por despesa o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e a manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade (despesas correntes) ou para a realização de investimentos (despesas de capital).
b) O quadro abaixo evidencia a execução da despesa orçamentária (empenho, liquidação e pagamento) da entidade por função, em conformidade com a Portaria SOF/MP nº 42, de 14/04/1999 e atualizações:
a) A classificação funcional tem por finalidade segregar a despesa pública orçamentária em função e subfunção. A função refere-se ao "maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público", enquanto que as subfunções representam um subconjunto das despesas, refletindo assim as políticas, diretrizes, objetivos no planejamento das ações dos administradores públicos. Segue o comparativo de gastos das despesas por Função, em conformidade com a Portaria SOF/MP nº 42, de 14/04/1999 e atualizações:
Quadro 1 - Despesa por função
CÓDIGO |
ESPECIFICAÇÃO |
DOTAÇÃO INICIAL |
DOTAÇÃO ATUALIZADA |
VALOR EXECUTADO |
% |
|
01 |
Legislativa |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
86,77% |
|
|
Total |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
86,77% |
Fonte: Anexo 11 da Lei 4.320 e Balancete da Despesa - Exercício de 2019
a) A seguir, destacam-se os programas com as respectivas codificações e valores autorizados e executados.
Quadro 2 - Programas Inclusos na Lei Orçamentária Anual
PROGRAMA |
DOTAÇÃO INICIAL |
DOTAÇÃO ATUALIZADA |
VALOR EMPENHADO |
% EMPENHADO x INICIAL |
% EMPENHADO x ATUALIZADA |
|
0001 - PROCESSO LEGISLATIVO |
624.695,81 |
670.162,60 |
585.077,62 |
93,66 |
87,30 |
|
0013 - EDIFICACÕES PUBLICAS |
39.568,22 |
2.236,59 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
0195 - APOIO ADMINISTRATIVO |
12.256,35 |
4.121,19 |
1.937,86 |
15,81 |
47,02 |
|
TOTAL GERAL |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
86,77 |
86,77 |
Fonte: Anexo 11 da Lei 4.320 - Exercício de 2019
b) Conforme evidenciado no citado quadro, percebe-se que houve programa - APOIO ADMINISTRATIVO com execução menor que 65%. As despesas da CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS foram executadas em acordo com os valores dos Programas inicialmente autorizados constantes da lei Orçamentária, em descumprimento ao que dispõe a IN 002/2013.
c) Deste modo, cada órgão deve efetuar o controle da execução do orçamento e adotar as medidas para o cumprimento do programa de trabalho, conforme preceitua o artigo 75 da Lei nº 4.320/1964.
3.3. DESPESAS POR CATEGORIA ECONÔMICA E NATUREZA DA DESPESA
a) As Despesas por Categoria Econômica são classificadas em Despesas Correntes, as quais correspondem aos gastos com a manutenção dos serviços públicos já existentes (custeio, conservação, pessoal), que totalizou R$ 587.015,48, e Despesas de Capital, que têm por definição os gastos destinados para investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida, não havendo execução desta categoria econômica no exercício. Durante o exercício de 2019, o total das despesas executadas resultou em R$ 587.015,48.
Quadro 3 - Despesas por Categoria Econômica
TÍTULO |
DOTAÇÃO INICIAL |
DOTAÇÃO ATUALIZADA |
VALOR EXECUTADO |
|
DESPESAS CORRENTES (VIII) |
595.912,83 |
673.283,79 |
587.015,48 |
|
Pessoal e Encargos Sociais |
422.777,49 |
512.735,75 |
443.831,00 |
|
Juros e Encargos da Dívida |
2.982,68 |
0,00 |
0,00 |
|
Outras Despesas Correntes |
170.152,66 |
160.548,04 |
143.184,48 |
|
DESPESAS DE CAPITAL (IX) |
80.607,55 |
3.236,59 |
0,00 |
|
Investimentos |
79.807,55 |
3.236,59 |
0,00 |
|
Inversões Financeiras |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Amortização da Dívida |
800,00 |
0,00 |
0,00 |
|
RESERVA DE CONTINGÊNCIA (X) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
|
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
TOTAL |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2019
4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
a) A gestão orçamentária da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins está demonstrada no Balanço Orçamentário, que apresenta as receitas previstas em confronto com as receitas realizadas e as despesas fixadas com as despesas executadas. Na sequência seguem os resumos das receitas e despesas orçamentárias, bem como o resultado da execução:
Quadro 4 - Resumo das Receitas do Balanço Orçamentário
TÍTULO |
PREVISÃO INICIAL |
PREVISÃO ATUALIZADA |
RECEITAS REALIZADAS |
SALDO |
|
RECEITAS CORRENTES (I) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
RECEITAS DE CAPITAL (II) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
SUBTOTAL DAS RECEITAS (III)= (I+II) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
OPERAÇÕES DE CRÉDITO / REFINANCIAMENTO (IV) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTOS (V) = (III+IV) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
TOTAL |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2019
Quadro 5 - Resumo das Despesas do Balanço Orçamentário
TÍTULO |
DOTAÇÃO INICIAL |
DOTAÇÃO ATUALIZADA |
DESPESAS EMPENHADAS |
SALDO |
|
DESPESAS CORRENTES (VIII) |
595.912,83 |
673.283,79 |
587.015,48 |
86.268,31 |
|
DESPESAS DE CAPITAL (IX) |
80.607,55 |
3.236,59 |
0,00 |
3.236,59 |
|
RESERVA DE CONTINGÊNCIA (X) |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
SUBTOTAL DAS DESPESAS (XI)=(VIII+IX+X) |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
89.504,90 |
|
SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTOS (XIII) = (XI+XII) |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
89.504,90 |
|
TOTAL DESPESA |
676.520,38 |
676.520,38 |
587.015,48 |
89.504,90 |
Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2019
b) Destaca-se que esta análise se refere à Câmara Municipal, portanto a previsão orçamentária é centralizada nas contas consolidadas, assim sendo, está correto a evidenciação de valores zerados nas colunas da "Previsão Inicial e Atualizada", ou seja, em conformidade ao que determina o MCASP.
4.1.2. Despesas de Exercícios Anteriores - DEA
a) São despesas de exercícios encerrados que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício. O reconhecimento de despesas de exercícios anteriores devem constituir-se como exceção à regra, de modo a evitar movimentação de dotações orçamentárias para sua cobertura, omissão de passivos, distorções dos resultados contábeis e fiscais.
Quadro 6 - Despesas de Exercícios Anteriores
Categoria Econômica / Grupo de Despesas |
2018 |
2019 |
2020 |
|
3.1__92 - Pessoal e Encargos |
0,00 |
1.305,25 |
196,85 |
|
3.2__92 - Juros e Encargos da Dívida |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
3.3__92 - Outras Desp. Correntes |
903,09 |
0,00 |
0,00 |
|
4.4__92 - Investimentos |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
4.5__92 - Inversões Financeiras |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
4.6__92 - Amortização da Dívida |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
TOTAL |
903,09 |
1.305,25 |
196,85 |
Fonte: Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 de cada Exercício
b) No período de 2018 a 2020, o órgão empenhou no elemento 92 - Despesas de Exercícios Anteriores o valor de R$ 2.405,19, ou seja, despesas que já tinham sido realizadas pelo órgão, contrariando os estágios da despesa pública (art. 60, 63 e 65 da Lei nº 4.320/64).
c) Deste modo, a realização de despesas de exercícios anteriores constitui compromissos que deixaram de ser reconhecidos na execução orçamentária do exercício em que foram contraídos, dando causa a distorção dos resultados orçamentário, financeiro, patrimonial e podendo, por consequência, alterar os indicadores fiscais (arts. 18, 43, 48, 50, 53 da LRF e arts. 83 a 106 da Lei nº 4.320/64).
d) No exercício em análise, foram realizadas despesas de exercícios anteriores no valor de R$ 1.305,25, em desacordo com os arts. 18, 43, 48, 50, 53 da LC nº 101/2000 e arts. 37, 60, 63, 65, 85 a 106 da Lei nº 4.320/64.
4.1.3. Contribuição Patronal Sobre a Folha de Pagamento
a) Com base nos dados enviados ao SICAP Contábil calculou-se o percentual da contribuição patronal, para verificar se esse percentual está compatível com o fixado em lei. Segue cálculo realizado:
Quadro 7 - Regime de Previdência
RUBRICA |
DENOMINAÇÃO |
VALOR LIQUIDADO |
CRITÉRIO |
|
(+) 3.1.90.11 |
Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil |
1.191.888,96 |
Art.22, inciso I, lei 8212/1991. Art.57, I, IN RFB n° 971/2009 |
|
(+) 3.1.90.05.00.01.03 (+) 3.3.90.05.00.01.03 |
Salário Maternidade - Pessoal Ativo |
0,00 |
Art.28, § 2°, § 9º, "a" lei n° 8212/1991 Art.57, § 1° da IN RFB n° 971/2009 |
|
(+) 3.1.90.04 |
Contratos Temporários |
165.592,90 |
Art.6º, XVI da IN RFB n° 971/2009 Art.57, I da IN RFB n°971/2009 |
|
(=) Total das Remunerações (1) |
|
1.357.481,86 |
|
|
(-) 3.1.90.11.42 |
Férias Indenizadas |
0,00 |
Art.28, § 9º, "d", lei n° 8212/1991 Art.58, IV, da IN RFB n° 971/2009 |
|
(-) 3.1.90.11.44 |
Férias Abono Pecuniário |
0,00 |
Art.28, § 9°, "e", 6, lei n° 8212/1991 Art.58, V, "h", da IN RFB n° 971/2009 |
|
(-) 3.1.90.11.30 |
Abono Provisório - Pessoal Civil |
0,00 |
Art.28, § 9°, "e", 7, lei n° 8212/1991 Art.58, V, "i", da lei RFB n° 971/2009 |
|
|
(-) Remuneração do Servidores Vinculados ao RPPS, [Conta contábil 3.1.1.1.1.01] |
977.390,96 |
Saldo atual conta devedora, Balancete de Verificação |
|
|
Total das Deduções (2) |
977.390,96 |
|
|
|
Base de Cálculo da Contribuição do Regime Geral (3) = (1) - (2) |
380.090,90 |
|
|
|
Alíquota de Contribuição (4) |
20,00 |
20% |
|
|
Valor da Contribuição Patronal (5) = (3) x (4) |
76.018,18 |
|
|
|
Despesas Liquidadas na natureza 3.1.90.13 Contribuição Patronal (6) |
240.146,49 |
|
|
|
Percentual Apurado da Contribuição Patronal (7) = (6)/(3)x100 |
63,18 |
Regular, dentro do mínimo legal de 20% |
Fonte: Arquivo Liquidação e Balancete Verificação (Consolidado) - Exercício de 2019
b) Regime Geral da Previdência - cabe consignar que o artigo 22, inciso I da lei nº 8.212/1991 estabelece que a contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, é de vinte por cento (20%) sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês.
c) Conforme apresentado acima, o Câmara Municipal de Taipas do Tocantins atingiu o percentual de 63,18% de contribuição patronal, sobre a folha dos servidores que contribuem para o RGPS – Regime Geral de Previdência Social, percentual que está acima de 20%, atendendo ao estabelecido no art.22, I, da Lei n° 8212/91.
d) Constata-se que o Município não possui Regime Próprio de Previdência, sendo que os valores apresentados vinculados a RPPS, tratam-se de despesas com pessoal cedidos a unidade gestora, vinculados a regime próprio de origem.
Assim, as Unidades Gestoras devem contabilizar os valores da remuneração dos servidores e os encargos patronais, segregando as informações por regime, como exposto abaixo:
- REMUNERAÇÃO
Pessoal Ativo Abrangidos pelo RPPS – utilizar as contas de variação que iniciam com 3.1.1.1.0.00.00.00.00.0000 para informar o valor das variações patrimoniais diminutivas com subsídios, vencimentos e vantagens pecuniárias fixas e variáveis estabelecidas em lei decorrentes do pagamento pelo efetivo exercício do cargo ou função de confiança no setor público.
Pessoal Ativo Civil Abrangidos pelo RGPS – utilizar as contas de variação que iniciam com 3.1.1.2.0.00.00.00.00.0000 para informar o valor das variações patrimoniais diminutivas com vencimentos e vantagens pecuniárias fixas e variáveis estabelecidas em lei decorrentes do pagamento pelo efetivo exercício do emprego, inclusive os ocupantes de cargos em comissão não investidos em cargo efetivo, no setor público.
- ENCARGOS PATRONAIS
Contas que iniciam com 3.1.2.1.0.00.00.00.00.0000 – informar o valor dos encargos patronais – RPPS (compreende os encargos trabalhistas de responsabilidade do empregador, incidentes sobre a folha de pagamento dos servidores públicos ativos, pertencentes aos órgãos e demais entidades do setor público.
Contas que iniciam com 3.1.2.2.0.00.00.00.00.0000 – informar o valor dos encargos patronais – RGPS (compreende os encargos trabalhistas de responsabilidade do empregador, incidentes sobre a folha de pagamento dos empregados ativos, pertencentes aos órgãos e demais entidades do setor público, bem como ocupantes de cargo em comissão não investidos, em cargo efetivo).
a) O Balanço Financeiro espelha a movimentação dos recursos financeiros, demonstrando seu saldo inicial, receitas, despesas e o saldo apurado no exercício anterior que será transferido para o exercício seguinte.
b) Da análise do Balanço verifica-se que a movimentação financeira da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins apresenta um saldo financeiro para o exercício seguinte no valor de R$ 417,14 representado na tabela abaixo.
Quadro 8 - Exercício de 2018
RECEITAS |
VALOR |
DESPESAS |
VALOR |
|
RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS (I) |
0,00 |
DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS (VII) |
527.384,41 |
|
TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS (II) |
527.330,30 |
TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS CONCEDIDAS (VIII) |
0,00 |
|
RECEBIMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (III) |
84.802,52 |
PAGAMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (IX) |
92.802,52 |
|
AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (IV) |
0,00 |
AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (X) |
0,00 |
|
SALDO EM ESPÉCIE DO EXERCÍCIO ANTERIOR (V) |
8.826,81 |
SALDO EM ESPÉCIE PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE (XI) |
772,70 |
|
TOTAL (VI) = (I+II+III+IV+V) |
620.959,63 |
TOTAL (XII) = (VII+VIII+IX+X+XI) |
620.959,63 |
Fonte: Balanço Financeiro - Exercício de 2018
Quadro 9 - Exercício de 2019
RECEITAS |
VALOR |
DESPESAS |
VALOR |
|
RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS (I) |
0,00 |
DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS (VII) |
587.015,48 |
|
TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS (II) |
586.814,32 |
TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS CONCEDIDAS (VIII) |
0,00 |
|
RECEBIMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (III) |
89.057,50 |
PAGAMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (IX) |
89.211,90 |
|
AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (IV) |
0,00 |
AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (X) |
0,00 |
|
SALDO EM ESPÉCIE DO EXERCÍCIO ANTERIOR (V) |
772,70 |
SALDO EM ESPÉCIE PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE (XI) |
417,14 |
|
TOTAL (VI) = (I+II+III+IV+V) |
676.644,52 |
TOTAL (XII) = (VII+VIII+IX+X+XI) |
676.644,52 |
Fonte: Balanço Financeiro - Exercício de 2019
c) Verifica-se que houve consonância entre o saldo para o período seguinte no valor de R$ 772,70, registrado no encerramento do exercício de 2018, com o valor informado neste balanço, a título de saldo do período anterior de 2019, em conformidade com os arts. 83 a 100 da Lei Federal nº 4.320/64.
a) O Balanço Patrimonial da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins tem a finalidade de expressar qualitativa e quantitativamente seu patrimônio, demonstrando fidedignamente a situação dos saldos de seus bens, direitos e obrigações.
Quadro 10 - Balanço Patrimonial (MCASP)
ATIVO |
VALOR |
PASSIVO |
VALOR |
|
ATIVO CIRCULANTE |
8.201,57 |
PASSIVO CIRCULANTE |
0,00 |
|
ATIVO NÃO-CIRCULANTE |
221.536,30 |
PASSIVO NÃO-CIRCULANTE |
0,00 |
|
TOTAL DO ATIVO |
229.737,87 |
TOTAL DO PASSIVO |
0,00 |
|
|
|
TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO |
229.737,87 |
|
TOTAL |
229.737,87 |
TOTAL |
229.737,87 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
b) O Balanço Patrimonial demonstra os componentes patrimoniais como consequência dos atos de gestão praticados no exercício. Quanto a este aspecto, A Câmara Municipal de Taipas do Tocantins apresenta um Ativo de R$ 229.737,87 e um Passivo de R$ 0,00. Assim, o valor residual dos ativos após deduzidos todos seus passivos resultou um Patrimônio Líquido Positivo de R$ 229.737,87.
a) O Ativo compreende os recursos controlados pela Câmara Municipal de Taipas do Tocantins como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial do serviço. O ativo é segregado em dois grupos circulante e não circulante.
b) O Ativo da entidade, no exercício de 2019, alcançou o valor de R$ 229.737,87, sendo composto de R$ 8.201,57 por ativo circulante e R$ 221.536,30 por ativo não circulante.
a) São classificados como Ativo Circulante quando atenderem a um dos seguintes critérios: (i) estiverem disponíveis para realização imediata; ou (ii) tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.
b) O Ativo Circulante da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins compreende Caixa e Equivalentes de Caixa, Créditos a Curto Prazo, Demais Créditos e Valores a Curto Prazo e Estoques. Sua composição, em 2019, foi a seguinte:
Quadro 11 - Ativo Circulante
CONTA CONTÁBIL |
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
|
1.1.0.0.0.00.00.00.00.0000 |
ATIVO CIRCULANTE |
8.201,57 |
|
1.1.1.0.0.00.00.00.00.0000 |
Caixa e Equivalência de Caixa |
417,14 |
|
1.1.1.1.0.00.00.00.00.0000 |
Caixa e Equivalentes de Caixa |
417,14 |
|
1.1.3.0.0.00.00.00.00.0000 |
Demais Créditos e Valores a Curto Prazo |
6.932,76 |
|
1.1.3.4.0.00.00.00.00.0000 |
Créditos por Danos ao Patrimônio |
6.778,36 |
|
1.1.3.8.0.00.00.00.00.0000 |
Outros Créditos a Receber e Valores a Curto Prazo |
154,40 |
|
1.1.5.0.0.00.00.00.00.0000 |
Estoques |
851,67 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
4.3.1.2.1. Créditos por Danos ao Patrimônio
a) Considerando que a Instrução Normativa TCE/TO Nº 4/2016, de 14 de dezembro de 2016, determinou que o gestor deve informar nominalmente, em Nota Explicativa, os responsáveis por diferenças em contas bancárias e o valor correspondente, bem como as providências adotadas para a recomposição dos recursos ao erário. Devendo ser anexado à prestação de contas (7ª e 8ª remessa) o parecer da assessoria jurídica informando o andamento dos processos administrativos ou judiciais instaurados em decorrência do descumprimento do prazo definido no § 4º; a probabilidade de recomposição dos recursos ao erário, considerando neste caso, a prescrição, decadência, as decisões já proferidas e outros que se fizerem necessários, bem como as medidas adotadas na execução das sentenças proferidas.
Conforme evidenciado no quadro (11 – Ativo Circulante), observa-se o valor de R$ 6.778,36 na conta 1.1.3.4 - Créditos por Danos ao Patrimônio, no entanto, ao analisar as Notas Explicativas da entidade não encontramos as informações solicitadas pela IN TCE-TO nº 4/2016.
a) Constata-se que ao final do exercício em análise A Câmara Municipal de Taipas do Tocantins, apresentou saldo na conta estoque de R$ 851,67 ao analisarmos as movimentações na conta 1.1.5 - Estoques, observamos que houve R$ 10.220,66, de débitos/entradas e R$ 12.369,00 de créditos/saídas, também houve despesas liquidadas na rubrica de despesa 3.3.90.30 - "Material de Consumo" de R$ 10.220,66 e na rubrica de despesa 3.3.90.32 - “Material de Distribuição Gratuita” de R$ , e as baixas na conta 3.3.1 - "Uso de Material de Consumo" da DVP no valor de R$ 12.369,00, conforme detalhado a seguir:
Quadro 12 - Movimentação de Estoque/Conta 3.3.1 - Uso de Material de Consumo
PERÍODO |
DÉBITO |
CRÉDITO |
USO DO MATERIAL |
|
Janeiro |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Fevereiro |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Março |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Abril |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Maio |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Junho |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Julho |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Agosto |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Setembro |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Outubro |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Novembro |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Dezembro |
12.369,00 |
0,00 |
12.369,00 |
|
MEDIA |
1.030,75 |
0,00 |
1.030,75 |
|
TOTAL |
12.369,00 |
0,00 |
12.369,00 |
Fonte: Arquivo Movimento Contábil - Exercício de 2019
b) Observa-se que o valor contabilizado na conta "1.1.5 – Estoque" é de R$ 851,67 no final do exercício em análise, enquanto o consumo médio mensal é de R$ 1.030,75, demonstrando a falta de planejamento da entidade, pois não tem o estoque dos materiais necessários para o mês de janeiro de 2020.
a) Ativo Não Circulante da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins compreende Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. Sua composição, em 2019, foi a seguinte:
Quadro 13 - Ativo Não Circulante
CONTA CONTÁBIL |
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
|
1.2.0.0.0.00.00.00.00.0000 |
ATIVO NÃO-CIRCULANTE |
221.536,30 |
|
1.2.3.0.0.00.00.00.00.0000 |
Imobilizado |
221.536,30 |
|
1.2.3.1.0.00.00.00.00.0000 |
Bens Móveis |
141.058,73 |
|
1.2.3.8.1.01.00.00.00.0000 |
(-) Depreciação, Exaustão e Amortização Acumuladas |
(33.591,71) |
|
1.2.3.2.0.00.00.00.00.0000 |
Bens Imóveis |
115.699,05 |
|
1.2.3.8.1.02.00.00.00.0000 |
(-) Depreciação, Exaustão e Amortização Acumuladas |
(1.629,77) |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
4.3.1.3.1. Ativo Imobilizado e Intangível
a) O Ativo não Circulante/Imobilizado e Intangível alcançou R$ 221.536,30, deste valor destacam-se os Bens Móveis, cujo montante corresponde a R$ 107.467,02, os Bens Imóveis no valor de R$ 114.069,28.
b) Na sequência são apresentados os valores dos bens móveis, imóveis e intangíveis constantes do Demonstrativo BEM ATIVO IMOBILIZADO.
Quadro 14 - Bem Ativo Imobilizado
TIPO VALOR |
MÓVEIS |
IMÓVEIS |
INTANGÍVEIS |
TOTAL |
|
Saldo Anterior |
223.748,32 |
0,00 |
0,00 |
223.748,32 |
|
Aquisição |
1.678,50 |
0,00 |
0,00 |
1.678,50 |
|
Incorporação |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Reavaliação |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Total Entradas |
1.678,50 |
0,00 |
0,00 |
1.678,50 |
|
Alienação |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Depreciação/Amortização |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Impairment |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Baixas |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Total de Saídas |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
Saldo Final |
225.426,82 |
0,00 |
0,00 |
225.426,82 |
Fonte: Anexo Bem Ativo Imobilizado - Exercício de 2019
c) O Demonstrativo do Ativo Imobilizado, no exercício, apresenta o total de entradas no valor de 1.678,50 separados em: aquisição de R$1.678,50, incorporação R$0,00 e reavaliação de R$0,00. Também apresenta na conta Depreciação R$ 0,00.
d) Analisando o Demonstrativo Bem Ativo Imobilizado no exercício de 2019, citado anteriormente, constatou-se o valor de aquisição de Bens Móveis, Imóveis e Intangíveis de R$ 1.678,50. Ao compararmos este valor com os totais das liquidações do exercício e de restos a pagar referentes as despesas orçamentárias de Investimentos e Inversões Financeiras de R$ 0,00, guardando uniformidade entre as duas informações.
Quadro 15 - Comparativo Balanço Patrimonial e Ativo Imobilizado
TIPO DO BEM |
BAL. PATRIMONIAL |
ATIVO IMOBILIZADO |
DIFERENÇA |
|
Bens Móveis |
107.467,02 |
225.426,82 |
-117.959,80 |
|
Bens Imóveis |
114.069,28 |
0,00 |
114.069,28 |
|
Bens Intangíveis |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
TOTAL |
221.536,30 |
225.426,82 |
-3.890,52 |
Fonte: Balanço Patrimonial e Anexo Bem Ativo Imobilizado - Exercício de 2019
a) O Passivo compreende obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços. O passivo é segregado em dois grupos: passivo circulante e não circulante.
b) O Passivo da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins, no exercício de 2019, alcançou o valor de R$ 0,00, estando registrado R$ 0,00 no passivo Circulante e R$ 0,00 no passivo Não Circulante.
a) De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 7ª edição, os passivos devem ser classificados como circulantes quando corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis. Os demais passivos devem ser classificados como não circulantes.
b) O Passivo Circulante da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins compreende os subgrupos 2.1.1 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Curto Prazo, 2.1.2 Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo, 2.1.3 Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo, 2.1.4 Obrigações Fiscais a Curto Prazo, 2.1.5 Obrigações de Repartição a Outros Entes, 2.1.7 Provisões a Curto Prazo e 2.1.8 Demais Obrigações a Curto Prazo. Sua composição, em 2019, foi a seguinte:
Quadro 16 - Passivo Circulante
CONTA CONTÁBIL |
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
|
2.1.0.0.0.00.00.00.00.0000 |
PASSIVO CIRCULANTE |
0,00 |
|
2.1.1.0.0.00.00.00.00.0000 |
Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Pagar a Curto Prazo |
0,00 |
|
2.1.1.1.0.00.00.00.00.0000 |
Pessoal a pagar |
0,00 |
|
2.1.1.2.0.00.00.00.00.0000 |
Benefícios Previdenciários a Pagar |
0,00 |
|
2.1.1.3.0.00.00.00.00.0000 |
Benefícios Assistenciais a Pagar |
0,00 |
|
2.1.1.4.0.00.00.00.00.0000 |
Encargos Sociais a Pagar |
0,00 |
|
2.1.2.0.0.00.00.00.00.0000 |
Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo |
0,00 |
|
2.1.3.0.0.00.00.00.00.0000 |
Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo |
0,00 |
|
2.1.4.0.0.00.00.00.00.0000 |
Obrigações Fiscais a Curto Prazo |
0,00 |
|
2.1.5.0.0.00.00.00.00.0000 |
Obrigações de Repartição a Outros Entes |
0,00 |
|
2.1.7.0.0.00.00.00.00.0000 |
Provisões a Curto Prazo |
0,00 |
|
2.1.8.0.0.00.00.00.00.0000 |
Demais Obrigações a Curto Prazo |
0,00 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
4.3.2.2. Passivo Não Circulante
a) O Passivo Não Circulante da Câmara Municipal de Taipas do Tocantins compreende os subgrupos 2.2.1 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Longo Prazo, 2.2.2 Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo, 2.2.3 Fornecedores e Contas a Pagar a Longo Prazo, 2.2.4 Obrigações Fiscais a Longo Prazo, 2.2.7 Provisões a Longo Prazo, 2.2.8 Demais Obrigações a Longo Prazo e 2.2.9 Resultado Diferido. Sua composição, em 2019, foi a seguinte:
Quadro 17 - Passivo Não Circulante
CONTA CONTÁBIL |
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
|
2.2.0.0.0.00.00.00.00.0000 |
PASSIVO NÃO-CIRCULANTE |
0,00 |
|
2.2.1.0.0.00.00.00.00.0000 |
Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Pagar a Longo Prazo |
0,00 |
|
2.2.2.0.0.00.00.00.00.0000 |
Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo |
0,00 |
|
2.2.3.0.0.00.00.00.00.0000 |
Fornecedores a Longo Prazo |
0,00 |
|
2.2.4.0.0.00.00.00.00.0000 |
Obrigações Fiscais a Longo Prazo |
0,00 |
|
2.2.7.0.0.00.00.00.00.0000 |
Provisões a Longo Prazo |
0,00 |
|
2.2.8.0.0.00.00.00.00.0000 |
Demais Obrigações a Longo Prazo |
0,00 |
|
2.2.9.0.0.00.00.00.00.0000 |
Resultado Diferido |
0,00 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
4.3.2.2.2. Falta de Transparência nas Obrigações com Precatórios e Requisição de Pequeno Valor
Conforme demonstrado na tabela a seguir, a CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS não apresentou saldo contábil das obrigações com Precatório na contabilidade. Entretanto, a CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS não informou nas presentes contas (arquivo PDF) e as informações oriundas do Tribunal de Justiça indicam o saldo zero, não evidenciando nenhuma divergência.
DESCRIÇÃO |
VALOR |
|
PRECATÓRIOS DE PESSOAL |
0,00 |
|
PRECATÓRIOS DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS |
0,00 |
|
PRECATÓRIOS DE PESSOAL |
0,00 |
|
PRECATÓRIOS DE FORNECEDORES NACIONAIS |
0,00 |
|
PRECATÓRIOS DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS |
0,00 |
|
PRECATÓRIOS DE TERCEIROS |
0,00 |
|
TOTAL |
0,00 |
Fonte: Balancete Verificação - Exercício de 2019
4.3.2.3. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes
Quadro 18 - Balanço Patrimonial (Lei 4.320/64)
ATIVO |
VALOR |
PASSIVO |
VALOR |
|
ATIVO FINANCEIRO |
7.349,90 |
PASSIVO FINANCEIRO |
0,00 |
|
ATIVO PERMANENTE |
222.387,97 |
PASSIVO PERMANENTE |
0,00 |
|
|
|
SALDO PATRIMONIAL |
229.737,87 |
|
TOTAL |
229.737,87 |
TOTAL |
229.737,87 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
a) Comparando o Ativo Financeiro (R$ 7.349,90) e Passivo Financeiro (R$ 0,00), a Câmara Municipal de Taipas do Tocantins apresentou um superávit financeiro no valor de (R$ 7.349,90). O total das disponibilidades (Caixa e Equivalentes de Caixa e Investimentos temporários) totalizaram R$ 417,14.
4.3.2.4. Quadro das Contas de Compensação
a) Compreende os atos a executar que podem vir a afetar o patrimônio, imediata ou indiretamente, por exemplo: direitos e obrigações conveniadas ou contratadas; responsabilidade por valores, títulos e bens de terceiros; garantias e contragarantias recebidas e concedidas. A definição é orientada pelo fluxo de caixa a ser envolvido na execução futura do ato potencial.
b) A Câmara Municipal de Taipas do Tocantins registrou os seguintes atos potenciais ativos e passivos:
Quadro 19 - Balanço Patrimonial
EXECUÇÃO DOS ATOS POTENCIAIS ATIVOS |
VALOR |
EXECUÇÃO DOS ATOS POTENCIAIS PASSIVOS |
VALOR |
|
Garantias e Contra Garantias Recebidas |
0,00 |
Garantias e Contra Garantias Concedidas |
0,00 |
|
Direitos Conveniados e Outros Instrumentos Congêneres |
0,00 |
Execução de Obrigações Conveniadas e Outros Instrumentos Congêneres |
0,00 |
|
Direitos Contratuais |
0,00 |
Execução de Obrigações Contratuais |
0,00 |
|
Outros Atos Potenciais Ativos |
0,00 |
Outros Atos Potenciais Passivos |
0,00 |
|
TOTAL |
0,00 |
TOTAL |
0,00 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
4.3.2.5. Quadro do Superávit/Déficit Financeiro por Fonte
a) O objetivo do quadro é apresentar a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro por fonte de recurso.
Quadro 20 - Superávit/Déficit Financeiro
DESCRIÇÃO |
FONTE |
VALOR |
|
TOTAL |
|
7.349,90 |
|
Recursos Próprios |
0010. e 5010. |
7.349,90 |
|
Recursos do MDE |
0020. |
0,00 |
|
Recursos do FUNDEB |
0030. |
0,00 |
|
Recursos do ASPS |
0040. |
0,00 |
|
Recursos do RPPS |
0050. |
0,00 |
|
Recursos da Cota-Parte dos Recursos Hídricos |
0060. |
0,00 |
|
Alienação de Bens |
0070. |
0,00 |
|
Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE |
0080. |
0,00 |
|
Multas Previstas na Legislação de Trânsito |
0090. |
0,00 |
|
Recursos Destinados à Educação |
0200. a 0299. |
0,00 |
|
Recursos Destinados à Saúde |
0400. a 0499. |
0,00 |
|
Recursos Destinados à Assistência Social |
0700. a 0799. |
0,00 |
|
Recursos de Convênios com a União |
2000. a 2999. |
0,00 |
|
Recursos de Convênios com o Estado |
3000. a 3999. |
0,00 |
|
Recursos de Convênios com outras Entidades |
4000. a 4999. |
0,00 |
|
Cessão de Onerosa do Bônus de Assinatura do Pré-Sal |
0101 |
0,00 |
|
Outros Recursos Vinculados |
5017. ,0600. ,0123.e 1000. a 1999. e 6000. a 7999. |
0,00 |
Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2019
4 4. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
a) Nos termos do art. 104 da Lei Federal nº 4.320/64, a Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as alterações ocorridas no Patrimônio durante o exercício financeiro, resultantes ou independentes da Execução Orçamentária e indica o Resultado Patrimonial do exercício, conforme se pode verificar pelo quadro a seguir.
Quadro 21 - Demonstração das Variações Patrimoniais
DESCRIÇÃO |
VALOR |
|
Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria |
0,00 |
|
Contribuições |
0,00 |
|
Exploração e Venda de Bens, Serviços e Direitos |
0,00 |
|
Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras |
0,00 |
|
Transferências e Delegações Recebidas |
586.814,32 |
|
Valorização e Ganhos com Ativos e Desincorporação de Passivos |
0,00 |
|
Outras Variações Patrimoniais Aumentativas |
0,00 |
|
TOTAL DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS |
586.814,32 |
|
Pessoal e Encargos |
443.831,00 |
|
Benefícios Previdenciários e Assistenciais |
0,00 |
|
Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo |
145.332,82 |
|
Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras |
0,00 |
|
Transferências e Delegações Concedidas |
0,00 |
|
Desvalorização e Perda de Ativos e Incorporação de Passivos |
0,00 |
|
Tributárias |
0,00 |
|
Custo das Mercadorias e dos Produtos Vendidos, e dos Serviços Prestados |
0,00 |
|
Outras Variações Patrimoniais Diminutivas |
0,00 |
|
TOTAL DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS |
589.163,82 |
|
RESULTADO PATRIMONIAL DO PERÍODO |
-2.349,50 |
Fonte: Demonstração das Variações Patrimoniais - Exercício de 2019
b) Confrontando-se as Variações Patrimoniais Aumentativas com as Variações Patrimoniais Diminutivas apurou-se um Resultado Patrimonial do Período de R$ -2.349,50, evidenciando que as Variações Patrimoniais Aumentativas são superiores as Variações Patrimoniais Diminutivas.
a) A LRF estabelece a Receita Corrente Líquida (RCL) como base de cálculo para os diversos limites percentuais a serem observados pela administração pública, tais como os gastos com pessoal e o montante da dívida. Em 2019, a RCL do Município alcançou o montante de R$ 10.560.023,03.
Quadro 22 - Receita Corrente Líquida
ESPECIFICAÇÃO |
ACUMULADO NOS ÚLTIMOS 12 MESES |
|
Receitas Correntes |
12.214.271,15 |
|
(-) Deduções |
(1.654.248,12) |
|
Receita Corrente Líquida |
10.560.023,03 |
Fonte: Demonstrativo Receita Corrente Líquida - Anexo III do RREO - Exercício de 2019, por Poder, 6ª Remessa
5.2. DESPESAS COM PESSOAL X RECEITA CORRENTE LÍQUIDA
a) A Constituição Federal em seu art. 169 define que "a despesa com pessoal ativo e inativo da FDW
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar".
b) A Lei de Responsabilidade Fiscal no artigo 20, inciso III, alínea "a" fixa o limite da despesa total com pessoal em percentual da Receita Corrente Líquida, estabelecendo-o em 6% para o Poder Legislativo.
c) Apresenta-se a seguir o quadro com os valores das despesas com pessoal referente ao exercício de 2019 e respectivo percentual de participação em relação à Receita Corrente Líquida e demais limites que a LRF dispõe:
Quadro 23 - Limite de Gasto com Pessoal da Câmara
PODERES/ÓRGÃOS |
DESPESA COM PESSOAL LÍQUIDA |
DESPESA/RCL |
LIMITE PARA ALERTA (art. 59, §I, da LRF) |
LIMITE PRUDENCIAL |
LIMITE MÁXIMO |
|
1.0 Legislativo |
442.525,75 |
4,19% |
5,40% |
5,70% |
6,00% |
|
Total |
442.525,75 |
4,19% |
5,40% |
5,70% |
6,00% |
Fonte: Demonstrativo da Despesa com Pessoal - Anexo I do RGF - Exercício de 2019, 6ª Remessa
d) Da análise dos percentuais do quadro anterior, constata-se que o gasto com pessoal do Poder Legislativo em relação à Receita Corrente Líquida, dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
e) No exercício de 2020 constam registros de despesas com pessoal de Exercício Anteriores - DEA, no montante de R$ 196,85, ou seja, compromissos que deixaram de ser reconhecidos na execução orçamentária do período do fato gerador da obrigação. Assim, considerando em 2019 os valores de DEA no cálculo de gastos com pessoal do ente, o percentual atingiria 0%, ficando dentro do limite máximo fixado na Lei de Responsabilidade Fiscal.
6. LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS
6.1. TOTAL DAS DESPESAS DO PODER LEGISLATIVO
Quadro 24 - Despesas do Poder Legislativo
POPULAÇÃO |
FUNDAMENTAÇÃO |
LIMITE % |
RECEITA |
LIMITE LEGAL |
DESPESA |
% APLICADO |
SITUAÇÃO |
|
1.945 |
Artigo 29-A, I da CF/88 |
7 |
8.384.084,84 |
586.885,94 |
587.015,48 |
7,01 |
Irregular |
Fonte: Repasse ao Legislativo e Anexo 12 da Lei 4.320 - Exercício de 2019
O total da despesa da Câmara Municipal resultou em R$ 587.015,48, atingindo o índice de 7,01% da receita base de cálculo, portanto fora do limite constitucional estabelecido.
6.2. TOTAL DOS GASTOS COM A FOLHA DE PAGAMENTO
Quadro 25 - Despesas do Poder Legislativo
FUNDAMENTAÇÃO |
ÍNDICE % (1) |
RECEITA (2) |
LIMITE LEGAL (3)=(2)x(1) |
DESPESA (4) |
DIFERENÇA |
% APLICADO (5)=(4)/(2)x100 |
SITUAÇÃO |
|
Artigo 29-A, § 1º da CF/88 |
70 % |
586.814,32 |
410.770,02 |
360.556,89 |
144.288,57 |
61,44 |
Regular |
Fonte: Repasse ao Legislativo e Anexo 1 do RGF - Exercício de 2019 e Resolução TCE-TO nº 127/2018
O total da despesa com a folha de pagamento da Câmara Municipal resultou em R$ 360.556,89, atingindo o índice de 61,44% da receita base de cálculo, portanto abaixo do limite constitucional estabelecido no art. 29-A, §1º. Importa mencionar que não foi considerado o valor da contribuição previdenciária patronal na apuração do gasto com a folha de pagamento 70%, conforme Resolução TCE/TO nº 127/2018.
Confrontando-se o valor declarado de receita recebida pela Câmara Municipal no Balanço Orçamentário (R$ 0,00) com o valor repassado, que foi informado pelo Poder Executivo, no Demonstrativo do Repasse ao Legislativo R$ 586.814,32, verificou-se que houve divergência no valor de R$ 586.814,32.
6.3. FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES
Quadro 26 - Subsídios dos Vereadores
POPULAÇÃO (A) |
FUNDAMENTAÇÃO (B) |
ÍNDICE % (C) |
SUBSÍDIO DEPUTADO (D) |
LIMITE LEGAL (E) |
VALOR FIXADO - VEREADOR (F) |
VALOR FIXADO - PRESIDENTE (G) |
DIFERENÇA A MAIOR - PRESIDENTE (H) |
SITUAÇÃO (I) |
|
1.945 |
Artigo 29, VI "a" da CF/88 |
20 |
25.322,25 |
5.064,45 |
5.064,45 |
5.064,45 |
0,00 |
Regular |
Fonte: Resolução nº 02/2016
a) Destaca-se que o quadro de "subsídios de vereadores" apresenta valores regulares. O gestor encaminhou a documentação necessária conforme determina o art. 4º,IX da IN/TCETO nº 007/2013, possibilitando assim, a comparação dos dados em relação aos respectivos limites estipulados.
6.4. TOTAL DA DESPESA COM REMUNERAÇÃO DOS VEREADORES
Quadro 27 - Remuneração do Poder Legislativo
FUNDAMENTAÇÃO |
ÍNDICE % (1) |
RECEITA (2) |
LIMITE LEGAL (3)=(2)x(1) |
DESPESA (4) |
% APLICADO (5)=(4)/(2)*100 |
SITUAÇÃO |
|
Art. 29, inciso VII da CF/88 |
5 |
11.122.903,57 |
556.145,18 |
263.460,59 |
2,37 |
Regular |
Fonte: Anexo 1 do RGF e Valores Empenhados - Exercício de 2019
6.5. LIMITE DE REPASSE AO PODER LEGISLATIVO
a) O artigo 29-A da Constituição Federal dispõe que a despesa total do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores, e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os limites que variam de 3,5% a 7%, a depender da população do município, do somatório das receitas tributárias e das transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizados no exercício anterior. Para verificação do limite da Despesa do Poder Legislativo, nos termos do art. 29-A, considerou-se, para o Município de Taipas do Tocantins, uma população de 1.945 habitantes, com base no censo de 2010 do IBGE.
b) Estabelece ainda o art.29-A, que constitui crime de responsabilidade do chefe do Poder Executivo efetuar repasse superior ao limite acima mencionado, não o enviar até o dia vinte de cada mês e enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária (§ 2º, I a III). O quadro abaixo demonstra o valor repassado ao Poder Legislativo:
Quadro 28 - Repasse ao Poder Legislativo
DESCRIÇÃO |
VALOR |
|
TOTAL DAS RECEITAS |
8.384.084,84 |
|
VALOR MÁXIMO PARA REPASSE DO DUODÉCIMO EM 2019 (Art. 29-A, I da CF) |
586.885,94 |
|
VALOR MÍNIMO PARA REPASSE DO DUODÉCIMO LOA 2019 (Art. 29-A, §2, III da CF) |
676.520,38 |
|
VALOR REPASSADO AO LEGISLATIVO EM 2019 |
586.814,32 |
|
% Repassado ao Legislativo em 2019 |
7% |
Fonte: Demonstrativo do Repasse ao Legislativo da Lei 4.320 - Exercício de 2019
c) Verifica-se que o valor registrado como "Repasse ao Poder Legislativo" soma R$ 586.814,32, que coincide com o valor do Repasse concedido pelo Poder Executivo R$ 586.814,32, em conformidade ao que determina o MCASP. Seguem os valores:
Quadro 29 - Comparativo de Repasses Concedidos e Recebidos
VALOR CONCEDIDO PELO EXECUTIVO |
VALOR RECEBIDO PELA CÂMARA |
|
586.814,32 |
586.814,32 |
Fonte: Demonstrativo do Repasse ao Legislativo da Lei 4.320 - Exercício de 2019
Considerando a natureza de algumas impropriedades apuradas na análise das contas, propomos a emissão das seguintes recomendações e/ou determinações para acompanhamento em contas posteriores:
Após a Análise da Prestação de Contas apresentada pelo gestor, constituída nos termos da Instrução Normativa TCE/TO n° 07/2013, foi verificada, existência de inconsistências no desempenho da ação administrativa, em razão de impropriedades e infrações às normas Constitucionais, legais ou regulamentares (Instrução Normativa TCE/TO nº 02/2013). Deste modo, nos termos dos artigos 28, I, 30, 79, §1º e 81, III da Lei nº 1.284/2001, propomos a Citação dos responsáveis a seguir mencionados a fim de que sejam apresentadas alegações de defesa informações/documentos:
1. Senhor Rhayson Cardoso Proencia - CPF: 021.397.421-50, Presidente da CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS – TO, itens: 3.2, 4.1.2, 4.1.3, 4.3.1.2.2, 6.1.1 e 6.2 do relatório;
2. Senhor Cleydson Costa Coimbra - CPF: 709.837.801-10, Contador da CÂMARA MUNICIPAL DE TAIPAS DO TOCANTINS – TO, itens: 3.2, 4.1.2, 4.1.3, 4.3.1.2.2, 6.1.1 e 6.2 do relatório
Diante dos fatos descritos, no sentido de sanar as irregularidades e ocorrências apontadas, visando contribuir para a melhoria do desempenho das atividades, com a finalidade de atendimento aos princípios legais, assegurados os princípios Constitucionais do contraditório e da ampla defesa c/c os arts. 25/36 do RITCE e IN/TCE nº 07/2013.
Encaminhe-se à Terceira Relatoria para as providências cabíveis.
COORDENADORIA DE ANÁLISE DE CONTAS E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO FISCAL, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, 12 de maio de 2021.
Documento assinado eletronicamente por: FLAVIO HUMBERTO CASTRO DE ABREU, TECNICO DE CONTROLE EXTERNO - CE, em 12/05/2021 às 11:49:18, conforme art. 18, da Instrução Normativa TCE/TO Nº 01/2012. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://www.tceto.tc.br/valida/econtas informando o código verificador 132723 e o código CRC A4D313F |
Av. Joaquim Teotônio Segurado, 102 Norte, Cj. 01, Lts 01 e 02 - Caixa postal 06 - Plano Diretor Norte - Cep: 77.006-002. Palmas-TO.
Fone:(63) 3232-5800 - e-mail tce@tce.to.gov.br